sábado, 8 de janeiro de 2011

As cinco partes do corpo humano injustiçadas: O Apêndice

Apêndice Vermiforme


Acompanhe toda a série!
-A Úvula
- As Tonsilas Palatinas/Amígdalas;
- O Baço;
- A Bexiga Urinária

Tudo bem leitor? Hoje, explicarei sobre o apêndice, retomando uma série um tanto quanto esquecida, mas que é foi divertida.
Farei também um aviso muito bom, e um apelo no final.

[Images used in this blog, taken from internet, have only the use for culture and fun. If any problem exist, contact the admin, making a comment on the blog. Thanks]


"Olá, eu sou o apêndice"


Como definir apêndice? Um pedaço do corpo que só causa prejuizo? Um resultado de avanço evolutivo? Muito se quer saber sobre o apêndice, de fato. É uma estrutura a parte do intestino, por isto recebe esse nome. É engraçadinho, o tal sujeitinho: não faz nada na alimentação humana, mas quando se entope, quando fica enfezado, dá um jeito de se inflamar todo e chamar a atenção. Como ninguém aguenta gente chata, é na hora que ele se inflama que os médicos dão um jeito de tirarem ele da festa. Sujeitinho sem vergonha, esse apêndice.

Existem certos mamíferos que apresentam o hábito do hebivorismo: só comem plantinhas. O coelho, a lebre, o coala, a zebra: todos eles aproveitam, usam e abusam de seus apêndices. Mas e os humanos, as raposas, os lobos? Temos todos apêndices pequenininhos, bem atrofiados, quase nada. Humanos comem plantas, alguns são até vegetarianos, mas isso não muda nada. A diminuição do apêndice humano é uma característica genética, e assim como dizia Darwin "nem a Hebe pode dizer em que data começou".

Da esquerda pra direita e de cima pra baixo: gambá, canguru, coala, humano, coelho, zebra. Ilustração muito conveniente da diferença entre os vários tipos de apêndices entre mamíferos.


No corpo humano, o apêndice tem uma função bem vagabunda: produzir poucos glóbulos brancos. É claro, eles são importantes, mas estão em diminuto número, por isso não faz mal viver sem apêndice. Lá, o corpo humano guarda algumas bactérias que podem ajudar a digestão (se controladas em número) ou levar ao óbito (se descontroladas em número). Já viu alguém que padeceu de apêndicite aguda? Que nem "ei fulano, sabia que semana passada meu primo fez cirurgia? Foi tirar o 'apêndss', é sério, mas ele tá passando bem já". O povão não faz idéia do quanto é perigoso o tal do "apêndss".

Um apêndice doente, coitado, todo deprimido e broxado


Sabe leitor, quando por algum motivo, a pessoa fica com fezes retidas no aparelho digestivo, ou então come alguma coisinha que possa passar despercebida pela digestão (um caroço de uva, unha, etc)? Pois é, o apêndice fica "tampado" com algum pedaço de algo pequenino e assim, mantém um ambiente agradável para o desenvolvimento bacteriano. Lá, as bactérias farão uma rebelião, do tipo "caros companheiros, já faz tempo que esses glóbulos brancos nos oprimem, impedem que nós cresçamos em número, que nós tomemos áreas inutilizadas dentro do intestino grosso, ou que nós passemos pro delgado. Já é hora de nós, bactérias, unidas tomarmos esse organismo e curtirmos nossa festa!". Pois então: as bactérias vão curtir a festa do apêndice. Festejam um, dois, três dias, deixando o apêndice grandão, todo irritado. As fezes param de descer de uma vez, e aí a barriga começa a doer. Doutores dizem "quando você sentir uma dor desgraçada ao apertar a região baixa do ventre, do lado direito, pode ficar ligado pra apêndicite. Quer dizer, se você apertar e nem conseguir distinguir a diferença entre dor e ódio, corra ao hospital, para ser averiguada a existência da inflamação".

Sabe na estrada, quando eles dizem "cuidado, curva perigosa à frente". Pois é, no caso do apêndice é a mesma coisa.

Não felizes, as bactérias criam um plano de dominar o sistema digestivo em partes: primeiro o apêndice, depois que o explodirem, migram para todos os órgãos do possíveis, atacando-os, e dando uma infecção generalizada dentro do peritônio, uma película de tecido conjuntivo, que tem o papel de manter os órgãos molengas dentro de seu espaço específico (imagina o fígado, vulgo figão, ou o baço, livres escorrendo igual gelatina dentro de você). Pois então, agora o tal do peritônio tá dominado por bactérias. Se antes era difícil controlar as ditas cujas só no diminuto apêndice, imagine agora quando elas tomaram essa posição estratégica? O peritônio é, em comparação, a região Balcânica do corpo humano: dominou lá, fudeu geral.
Qual o futuro de pessoas com infecção generalizada dentro do peritônio? Conhecer Jesus pessoalmente. Vestir o terno de madeira. Comer grama pela raiz.

É possível impedir a piora da apêndicite? SIM!
Basta contatar o médico, reclamar da dor, que ele irá agir corretamente. Vão retirar seu apêndice da festa, fazendo as bactérias ficaram sem o quartel general. Criminoso desorganizado é criminoso controlável. Fim de papo, tenho dito.

Então, aqui fica o apelo: muitos dias sem evacuar, dor abdominal, ventral ou na parte superior da coxa, sempre do lado direito, significam na pior das hipóteses que seu apêndice deve ser retirado. Melhor prevenir do que remediar: tenha uma alimentação saudável e evite alimentar-se de coisas que podem entupir você. É preciso fazer esse apelo: saúde vem em primeiro lugar.

4 comentários:

  1. Maravilhosa explicação a respeito desta pequena parte do nosso corpo. Por favor gostaria de saber o que você quis dizer com "entupir você". Na minha família não há registros de apendicites, mas quando como mamão, as vezes engulo as sementes, dizem que ajuda a limpar o intestino,É verdade???; e também quando como uvas gosto de engolir as sementes e principalmente mastigá-las. Pergunto: Os resíduos das sementes trituradas levadas para dentro do aparelho digestivo podem causar algum dano, principalmente ao apendice??? ou podemos apenas ingerir as sementes mas sem mastiga-las?
    Obrigado,
    Antonio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Augusto, bem, deixe-me explicar: quando disse "entupir você" me referi à própria apendicite. É que, de vez em quando, a gente come alimentos que não são digeridos e são muito pequenos, mas do tamanho certo pra "tampar" o apêndice. Quando isso acontece, as bactérias proliferam lá dentro e a doença começa, com a infecção do órgão.

      Olha, eu nunca ouvi falar de apendicite causada por semente de uva, porque são sementes bem pequenas e você ainda mastiga, o que diminui bastante a chance delas darem problema.
      Mas por exemplo, comer unha, pode provocar altos danos pro intestino.

      A semente do mamão é usada pra soltar o intestino e pra combater algumas verminoses. Mas fica o adendo: não abuse. Se seu intestino funciona direito, você não precisa inventar de querer "melhorá-lo". É um órgão delicadíssimo. Mas se ele não anda trabalhando bem, o mamão é de grande ajuda, pois tem muita água e fibras, ajuda a digestão e é boa fonte de vitaminas.

      Em todo caso, a melhor dica é procurar um médico em casos de dúvidas. Espero ter ajudado.

      Excluir
  2. I lіke the helpful infoгmаtion уou supply іn your articles.
    I will boοkmarκ youг weblog and teѕt
    onсe more here frequеntly. I am quite cегtаіn I
    will be infoгmed lοts of new ѕtuff right right herе!
    Beѕt οf luck for the following!

    My site :: v2 cigs reviews

    ResponderExcluir

Agradeço o comentário.