segunda-feira, 28 de março de 2011

As cinco partes do corpo humano injustiçadas: O Baço

Acompanhe toda a série!
-A Úvula
- As Tonsilas Palatinas/Amígdalas;
- O Apêndice Vermiforme;
- A Bexiga Urinária

Atenção creuzebeck, creuzebeck meu filho, prepare-se aí que hoje é para o baço.

O que vem a ser baço? Como esse órgão esquisito afeta a vida cotidiana? Qual é o grande problema de ter ou não ter um baço?

Apresento-lhes o baço

Primeiro, um conceito básico: sistema linfático. Pra quem não sabe, sistema linfático é um estilo de sistema circulatório, mas não corre glóbulo vermelho por lá, não é bombeado pelo coração, não tem oxigênio, gás carbônico. O sistema linfático recolhe o líquido intercelular (intersticial) e o devolve pra corrente sanguínea. Lá é onde alguns glóbulos brancos, os defensores do organismo, circulam também.
Imagine, leitor, que uma bactéria entre no organismo. Como impedir que ela caia na corrente sanguínea e mate você? É o trabalho do sistema linfático: os vasos rumam para órgãos chamados de Gânglios Linfáticos, aonde existem glóbulos brancos esperando as bactérias ou outro invasor qualquer. Essas células de defesa destruirão o invasor.

Olha aí, esquema do sistema linfático: o baço e "seus truta" (clique para aumentar)


O baço é nada mais que o maior gânglio linfático do organismo inteiro.
Especialista em defesa, o baço é a "universidade" dos glóbulos brancos: lá eles se tornam especializados na defesa.
Simplificadamente, é isso aí.

Tudo começa quando você ainda é uma criancinha. Esse órgão tem a função de hematopoiese (produção de glóbulos vermelhos novinhos) e de hematocarese (destruição de glóbulos vermelhos velhos).As já citadas células de defesa são também feitas lá.
A função mais conhecida pelas pessoas é explodir num acidente de carro, obrigando o acidentado a se submeter à retirada do baço: a chamada esplenectomia. Um nome tão esquisito pra um órgão do tamanho de um punho fechado (alguém já notou que quase tudo no corpo humano é do tamanho de um punho fechado? Coração, rins, baço...).

(clique para uma imagem MEGAPUTAQUEPARÍVELMENTE grande) O baço está marcado na figura (lien em latim). A vista da imagem foi feita como se você olhasse os órgãos de frente. Agradeço ao professor G. Wolf Heidegger pela imagem do livro.

É possível viver sem baço? Mas é claro! Não estou dizendo que a vida será a mesma, mas ele não fará falta vital. Deixa eu tentar explicar: o baço, tendo todas essas funções de extrema importância, é muito frágil. É como se ele fosse feito de gelatina, muito fácil de partir. Pois é, quando extraído, todas as funções de nosso amiguinho roxo são tomadas pelo fígado, que além de ter umas 500 funções normalmente, ainda dá uma de baço.

O rompimento desse enorme gânglio linfático é uma das causas para grandes complicações depois de acidentes, quedas, etc. Portanto, quando houver um acidente, tome medidas de primeiros socorros com o(s) acidentado(s). 
Todos eles devem passar por exames tais como raio X, tomografias, ultrassonografias, ressonância magnética, para ter certeza que nenhum órgão vital foi lesado e que todas as possíveis feridas internas sejam curadas. Exija isso do médico, afinal, o seguro morreu de velho.

Olha só, que fique avisado: quando houver dor do lado esquerdo do abdome, mais ou menos na altura do estômago, pode ser esplenomegalia, nome chique pro baço maior do que o normal. Sabe quando você pratica exercício físico e dá uma dor que todo mundo fala que é "dor de veado"? Pois é... o baço está sendo castigado, ocupadíssimo com suas funções do sangue.

Tá vendo um verdão escrito "spleen"? Traduz-se baço.
Por que o aumento do baço é ruim? Bem, quando ele cresce, ganha um bônus na capacidade de destruir glóbulos vermelhos, portanto, você começa a ficar com anemia, que nunca é algo bom.

Mas sabe de uma coisa? Nosso amigo baço pode ser mais importante do que imaginamos. A ciência nunca deu muito crédito no sistema linfático, mas de uns anos pra cá, ele vem entrando em voga. Já teve médico que me disse "estuda bastante sistema linfático: é coisa do futuro!". É de suma importância lembrar: esse sistema está no corpo para manter-nos longe de doenças. Não adianta nada, porém, ser uma pessoa descuidada, não se alimentar corretamente, não cuidar de feridas, infecções. Médico rala, estuda igual um condenado pra poder manter você saudável. Se você caiu da escada e tá sentindo "só uma dorzinha na barriga, nada de mais", pode se tornar algo gravíssimo. Portanto, tome cuidado.

Deixo aqui um vídeo muito massa, sobre a localização do baço, em relação a outros órgãos. O vídeo por inteiro é muito bom.



3 comentários:

  1. Meu nome é Maria tenho 41 anos,em 2003 descobri que tenho plaquetopenia e através de uma cintilografia tbm que tenho esplenomegalia hiperisplenica,desde então faço o acompanhamento com hematologísta já fiz alguns ultra-sons,uns acusam que sim outros que não tenho mais esplenomegalia,a plaquetopenia continua e assim vou levando a vida e a vida me levando(Estou bem graças a Deus)

    ResponderExcluir
  2. Seu texto é ótimo, sintético e informacional, parabéns!!

    ResponderExcluir
  3. Muito didática e acessível sua explicação, mas sem fazer nenhuma simplificação errada... Adorei!

    ResponderExcluir

Agradeço o comentário.