quinta-feira, 19 de agosto de 2010

As cinco estruturas do corpo humano injustiçadas: A Úvula

Pois é pessoal, começa aqui a parte de curiosidades desse blog, pois todos tem um cantinho do tipo.  Decidi reunir cinco dos órgão do corpo humano que, de relance, me lembrei que todo mundo acaba, uma vez ou outra, tratando com injustiças. Todos os órgãos que estão no corpo humano acabam tendo alguma função, "mimimi, mas e os órgãos vestigiais, mimimi" sim, leitor, concordo que os vestigiais não tem tanto uso ATUALMENTE, mas se existem, servem para algo (tem um negócio chamado "seleção natural", se os órgãos nao tivessem função, eles nao existiriam mais).

Na edição de hoje, falarei apenas sobre a úvula, e seguirei durante 5 continuações até o final dessa "saga pelos injustiçados". Aproveitem a leitura.

Acompanhe toda a série!

- As Tonsilas Palatinas/Amígdalas;
- O Apêndice Vermiforme;
- O Baço;
- A Bexiga Urinária

A Úvula:

Eis que a úvula viu a luz do dia


É um simples musculozinho que fica lá no fundo da boca, o começo da garganta. Tem gente com diversos tipos de úvulas, algumas grandonas, outras normais, e algumas inclusive bífidas! Claro, tem gente que não tem a "campainha" da garganta.
Nós nos lembramos da úvula só depois de tomarmos um porre,quando precisamos vomitar, um reflexo chamado de "propriocepção". Mas ela tem uma função muito mais importante do que curar seu embrulho no estômago. A úvula consegue ter ação protetora contra alguma coisa que for entrar na sua boca. Imagina aí leitor, que você foi acampar, e tá dormindo numa barraca. Entrou um besouro lá, e ele tá correndo seu corpo todo, enquanto você ronca com o bocão aberto. Pois é meu amigo, se o besouro entrar na sua boca, você engasga. A úvula pode servir como uma armadilha pra coisas indesejáveis na boca, induzindo você a se levantar e tossir o maldito, ou um jeito fácil de se vomitar. Tudo bem, o exemplo do inseto não foi lá agradável, mas ninguém disse que precisava ser.
A úvula, claro, também tem função fonética, ela ajuda você a modular sua voz, ela participa na decisão do local por onde o ar sairá: pelo nariz ou pela boca, dando uma correta fonação.

Nasceu sem úvula, que peninha!
Pelo meu conhecimento, úvula bífida acontece quando a pessoa tem lábio leporino, um tipo de "fissura" na região do palato (o céu da boca). Com certeza vocês já viram essa manifestação em alguma pessoa. Pois bem, às vezes o negócio atinge até a úvula, partindo ela em duas.
Lábio leporino tem tratamento, cirurgia reparadora e acompanhamento médico tranquilo, é relativamente fácil tratar isso. Claro, se não tiver desenvolvido nenhum problema anterior.

O lábio leporino se manifesta pela genética. Se seus parentes diretos (pais, avós, irmãos, etc) tem essa condição médica, provavelmente você tem maior chance de passar pros seus filhos. Hoje em dia, exame de ultrassonografia já detecta isso desde o começo, acelerando muito o tratamento.

Criança com Lábio Leporino

Pessoas sem úvula podem viver tranquilamente, inclusive, era uma prática até certo ponto comum fazer cirurgias de retirada de úvula antigamente, pra pacientes que tinham problemas ao dormir, ou roncavam muito. É que a úvula tem o péssimo hábito de ficar se colocando na frente do ar que entra, obrigando o roncador a fazer aqueles barulhos altos, de que o leitor não deve gostar, de jeito maneira. Hoje em dia existem novas técnicas para melhorar o sono.

Úvula bífida: leve duas e não use nenhuma!

Pessoas com úvula bífida podem sim ter problemas. É que o órgãozinho injustiçado não consegue atuar no seu mais importante papel: ajudar no impedimento ao engasgo. E aí, se sua úvula é bífida, você tem uma chance maior de engasgar, ou então deixar que algum alimento alcance seus pulmões, o que de fato não é muito bom. Consultar um médico sempre é bom, em caso de dúvidas, pois não sou especialista.
Úvula bífida pode ser sintoma da Síndrome de Loeys-Dietz, bem parecida com a conhecida Síndrome de Marfan, e ambas causam problemas cardíacos.
Algumas culturas tem a tradição de retirar a úvula, um simples ritual  doidão.
Ah sim, tem gente que põe piercing nessa coisa. De fato, a mentalidade humana não tem limites. 

Úvula bífida


Dá uma olhada nos vídeos:

Pessoa com úvula bífida, mostrando-a.



Afta na úvula: escovar os dentes diariamente é mais que uma obrigação. Manter a boca limpa evita algumas doenças.




Bem leitor, as informações são todas de fontes confiáveis, nada de ficar contando mentiras.
Espero que vocês tenham gostado, e opinem sobre o que acharam, se gostaram ou não, o importante é que eu saiba.

Um abraço a todos, até mais.

31 comentários:

  1. É....pouca gente sabe, mas esta estrutura é extemamente fundamental para uma boa deglutição. propriocepção (reflexo da náusea) e fonação. Na infância existem até certos receptores gustativos que se localizam na úvula, contudo, desaparecem com os anos. Pela sua localização e fisiologia, deve ser bem avaliada durante um exame clínico da cavidade bucal - especialmente durante a manobra do "sinal da cortina", que avalia sua mobilidade durante a emissão do fonema "A".

    ResponderExcluir
  2. eu tenho duas úvulas e sempre quis saber como que isso ocorre! alguém sabe me informar??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geralmente a úvula bífida acontece por diversos fatores juntos.

      Existem raízes genéticas, diabetes materna, hipotireoidismo materno toxoplasmose e rubéola na gestante, desnutrição materna, uso de medicamentos e radiação.

      Além de tudo, a úvula bífida pode ser um sinal de síndromes hereditárias.

      Excluir
  3. Eu também tenho dua úvulas. Não se isso é causa de tanta garganta inflamada e também eu babo muito. gostaria de saber um pouco mais sobre isso.

    ResponderExcluir
  4. JÁ SOU A TERCEIRA QUE TEM 2 ÚVULAS DESTES COMENTÁRIO!! E NÃO TENHO PROBLEMAS COM ELAS NÃO.
    BOM, PELO MENOS ATÉ HOJE.

    ResponderExcluir
  5. A resposta das perguntas estão adicionadas logo no início do texto.

    Opa pessoal, me desculpem pela falta de educação, eu não to tendo muito tempo pras coisas.

    Aguardem, pois vou dar uma incrementada nesses posts de saúde, reescrevê-los e colocar mais imagens.

    ResponderExcluir
  6. OBRIGADA PELOS ESCLARECIMENTOS, FORAM DE GRANDE VALOR PARA MINHA ATUAÇÃO EDUCACIONAL.

    ResponderExcluir
  7. Minhas filhas têm duas úvulas e não tem fissura lábio palatal, elas não tem nenhum tipo de problema.

    ResponderExcluir
  8. FabyAngel, as duas úvulas (úvula bífida) acontece mesmo sem fissura lábio-palatinal, é inclusive mais comum. A causa disso são formações diferentes do osso palatino. Em alguns casos tem ligação com problemas, mas em outros é algo normal.
    Caso você perceba que elas tem problema na fala, converse com o pediatra, pra ele te falar de algum fonoaudiólogo.

    Pessoal, obrigado pelos comentários, são muito importantes. Futuramente eu irei atualizar esses textos e colocar outros, pois percebi que muita gente gosta de ler isso aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pow cara eu tenho duas úvulas e sofro muito pois eu tenho um defeito na falar, eu queria saber se eu posso remover uma ai eu consigo falar normal, o que vc acha isso e possível, por favor me ajudar diz a respostar =(

      Excluir
    2. Francisco Francis, eu não sou especialista na área, nem sou formado ainda, mas eu li alguns artigos e pesquisei um material legal pra você ler e tirar suas conclusões. Acima de tudo, fica a dica: procura um médico, pra ele te encaminhar pra um fonoaudiólogo (pra você melhorar a questão dos músculos da fala) e um psicólogo (pra você trabalhar a sua autoestima. Pode ir, é bom pra conversar e se libertar das coisas que te oprimem, não é coisa de doido).

      Eu acho que sim, você precisa tratar essa úvula bífida. No entanto, tem uma notícia que pode ser ruim: eu acho que cirurgia não funciona mais pra você, pois você já é adulto (pela foto, tem mais do que a idade recomendada, de 2 ou 3 anos).

      Mesmo assim, um fonoaudiólogo pode ser de grande ajuda pra você. Não é simples assim, tirar uma úvula e corrigir os sons. Você precisa fortalecer seus músculos, da fala, independente de quantas úvulas você tiver. Esse fortalecimento é trabalho do fonoaudiólogo, então, procura um bem rápido e começa seu tratamento.

      Eu espero sinceramente que você melhore a fala, que pelo jeito deve ser o que mais te preocupa.
      Futuramente, comenta aí o seguimento do seu caso, o que você fez, como está evoluindo a sua situação.
      Até mais.

      Excluir
    3. tenho 15 anos hehe :P mas vou seguir o seu conselho e procura um medico e um fonoaudiólogo, e vou fazer de tudo para pode melhorar a minha falar.. i ate que na medida que eu estou crecendo a minha falar veio melhorando bastante granças a deus, quando eu tinha de 5 a 7 anos falava muito estranho ninguém entendia, mas na medidas dos anos ela veio melhorando muito,parecer ate milagre hehe :P, por risso eu tenho mó fé em que quando eu procura o medico e o fonoaudiólogo, e fazer a cerugia, e depois de fortalecer os músculos eu vou ficar bem.. se deus quiser. valeu ai cara muito obrigado, ficar com deus ^^ Ate mas. espero te manda noticias.. ^^

      Excluir
  9. Tenho 2 uvulas mais vivo normalmente Falo mais do que o normal,rsrs,Falo bem começei a falar certo aos 3 anos de idade Nao me engasgo toda hora ate agora nao tive nenhum problema,:)!

    ResponderExcluir
  10. We absolutely love your blog and find a lot of your post's to
    be just what I'm looking for. Do you offer guest writers to write content to suit
    your needs? I wouldn't mind publishing a post or elaborating on some of the subjects you write about here.

    Again, awesome weblog!

    Feel free to surf to my web site: christian Louboutin heels

    ResponderExcluir
  11. Úvula some com o tempo? A minha sumiu mas não foi removida.
    Fiz uma cirurgia de adenóides quando tinha uns 8 ou 9 anos mas a úvula nao foi removida, e me lembro bem de vê-la várias vezes até anos depois da cirurgia.
    Mas aí... quando eu tinha uns 14 ou 15 anos, notei que eu não tinha mais nada. É como se eu nunca a tivesse tido... Como isso é possível??
    Ah claro... sinto ânsea de vômito facilmente. Isso tbm influencia??

    Obrigada! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. UE mas é a uvula que induz o vômito com facilidade moça, sem uvula a tendência é não ter, eu mesma te 32 anos sem uvula e vomitei 3 vezes na vida

      Excluir
  12. com quantos meses o bebe tem a uvúla?

    ResponderExcluir
  13. Eu tenho duas uvulas me engasgo frequentemente isso e problema?

    ResponderExcluir
  14. Respostas
    1. Olá Marisa. Voce fala normalmente ? Teve algum tipo de problema porisso ? É que tenho uma criança de 1 aninho e ainda nao vejo a úvula!

      Excluir
    2. Tamo junto, as pessoas devem achar que quem nasce sem é um tipo de ar retardado

      Excluir
  15. E quando você tinha uvula normal até certo momento da vida e, de repente você percebe ela dupla, sem saber ao certo quando isto ocorreu e como. Qual a explicação?

    ResponderExcluir
  16. Minha filha nasceu com duas uvulas,uma distante da outra,ela tem cinco anos,fala bem complicado de se entender ,o meu maior anseio é de não falar normal como as outras crianças e servir de comentários q irá constrange la,será q com o tempo q ela for crescendo irá melhorar sua fala?

    ResponderExcluir
  17. O bebe que nasce sem a úvula vai falar normalmente e viver uma vida normal, tranquila ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não tenho uvula e vivo normalmente, só cuida pra não engasgar que as vezes acontece com mais frequência

      Excluir
  18. Tenho um bebe de um ano que tanbem nao si ver a uvula

    ResponderExcluir
  19. Olá... Minha filha tem 5 anos e fala pouquíssimas palavras e com dificuldade, percebemos q a úvula dela é bem pequena. Quero saber se há uma possibilidade do tamanho da úvula, por ser pequena, atrapalhar o desenvolvimento da fala???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carla eu não tenho uvula e fiz fono, espero que coloquem ela pra.fazer tbm.

      Excluir
  20. Meu sobrinho tem a fenda palatina e labial, somente de um lado, percebemos recentemente que ele não tem a uvula, é normal isso?

    ResponderExcluir
  21. Eu não tenho uvula e não participei de ritual jaja

    ResponderExcluir

Agradeço o comentário.