sexta-feira, 27 de agosto de 2010

As cinco partes do corpo humano injustiçadas: As Tonsilas Palatinas/Amígdalas

A Tonsila Palatina/Amígdalas:

Tonsilas normais assinaladas na boca de cima. G. Wolf-Heidegger (clique para aumentar)


No corpo humano existem muitos locais conhecidos como Gânglios Linfáticos (gânglio é todo ajuntamento de células, sem um mandante central, mas que funcionam em conjunto), que tem função de filtrar a linfa, e conferir um estoque e maturação de vários Glóbulos Brancos. Estão em vários locais do corpo, mas nossas amiguinhas de hoje estão na faringe. Essas tonsilas servem para proteger a laringe e a faringe. É como se o nariz e a boca fossem os portões de um castelo, e as tonsilas fossem os guardas.

Corte com vista lateral das estruturas na altura da boca. Tonsila marcada de vermelho. G. Wolf-Heidegger (clique para aumentar)


Em certas pessoas, causam alguns probleminhas, conhecido como amigdalite (ou tonsilite): é que, por se acharem muito importantes, essas tonsilas começam a trabalhar mais do que deviam, ou então acabam sendo invadidas por agentes externos, que as inflamam, e deixam doloridas e bem grandinhas. Esse aumento das tonsilas deixa o pescoço inchado, a entrada de ar se dificulta, a pessoa sente tudo entupido. Dizem as más línguas que dá um hálito pouco agradável.
Esquema do grau de aumento das Tonsilas

Não é culpa das nossas amiguinhas, elas são simples gânglios linfáticos. Sabe aquela íngua que apareceu no seu pescoço quando você teve cachumba, que sua mãe falou "não corre menino, vai descer pro saco!", pois é, aquilo porcaria que inchou (espero que só na garganta) são as tonsilas.

Olha aí as danadinhas inchadas
Às vezes, os médicos tiram as amígdalas das pessoas, como medida de prevenção contra novos ataques nas danadinhas. Na bem da verdade, esse procedimento é feito, predominantemente, em pessoas que costumam ter muitos ataques de amígdalite, é uma medida de prevenção, pois deve ser extremamente chato viver com isso todo dia.
Elas não fazem tanta falta assim, depois de retiradas, mas o pós operatório é divertidíssimo, só tomando sorvete o dia todo, pra manter a garganta geladinha, e o fluxo sanguíneo baixo, evitando sangramentos & cia.
Eu mesmo já tive amigdalite uma vez, mas não tive que retirar as danadinhas. Acima de tudo, uma coisa eu posso garantir: tomar penicilina na veia não é nada divertido, principalmente se a enfermeira malvada decidir que o antibioótico deve ser na bunda.

Bem, agora veremos uma curiosidade: sabe aquelas coisinhas esquisitas e brancas que às vezes aparecem na boca? Umas "gelatinas" esquisitas, com cheiro pouco agradável e aspecto repugnante? Aquilo lá é fruto das tonsilas palatinas. Pois bem, deixe-me explicar: quando qualquer organismo estranho entra na boca, as tonsilas devem atacá-lo. Como nós comemos muitas coisas pouco limpas, as tonsilas às vezes ficam com um serviço em demasia. Aquelas bolinhas brancas são glóbulos brancos (leucócitos) somados a bactérias, todos mortos, em forma de pús e solidificados. São mecanismos de proteção, como se você pegasse todo o lixo de sua casa, colocasse em sacos e os mandasse para fora do lar.

Fica um vídeo mais explicativo. [Aviso aos mais frescos: é um tanto quanto nojento]

11 comentários:

  1. que nojoooooooooooo!!!!!!!!!!!!!
    ekaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir
  2. Nossaaa é muitooo nojentooooooo !!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Eccaaaaaaaaaaaaaaaaaaa Nojo,nojo,nojo um "tanto" nao mt nojento!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Gostei do jeito como vc escreve, parabéns.
    O vídeo é realmente nojento, mas não deixa de ser interessante.
    Abçs!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. agora pude compreender melhor abrigado!!!

    ResponderExcluir
  6. Yes! Finally someоne writes аbοut mâe.

    Ϻу web pаge click through the up coming article

    ResponderExcluir
  7. bando de cuzoes sem graça ficao ai que nojooooooooo vao chupar uma rola

    ResponderExcluir
  8. Estava preocupado sobre isso em minha boca. Agora fiquei bem esclarecido. Obrigado!!! Ótimo post!

    ResponderExcluir

Agradeço o comentário.