sexta-feira, 27 de agosto de 2010

As cinco partes do corpo humano injustiçadas: As Tonsilas Palatinas/Amígdalas

A Tonsila Palatina/Amígdalas:

Tonsilas normais assinaladas na boca de cima. G. Wolf-Heidegger (clique para aumentar)


No corpo humano existem muitos locais conhecidos como Gânglios Linfáticos (gânglio é todo ajuntamento de células, sem um mandante central, mas que funcionam em conjunto), que tem função de filtrar a linfa, e conferir um estoque e maturação de vários Glóbulos Brancos. Estão em vários locais do corpo, mas nossas amiguinhas de hoje estão na faringe. Essas tonsilas servem para proteger a laringe e a faringe. É como se o nariz e a boca fossem os portões de um castelo, e as tonsilas fossem os guardas.

Corte com vista lateral das estruturas na altura da boca. Tonsila marcada de vermelho. G. Wolf-Heidegger (clique para aumentar)


Em certas pessoas, causam alguns probleminhas, conhecido como amigdalite (ou tonsilite): é que, por se acharem muito importantes, essas tonsilas começam a trabalhar mais do que deviam, ou então acabam sendo invadidas por agentes externos, que as inflamam, e deixam doloridas e bem grandinhas. Esse aumento das tonsilas deixa o pescoço inchado, a entrada de ar se dificulta, a pessoa sente tudo entupido. Dizem as más línguas que dá um hálito pouco agradável.
Esquema do grau de aumento das Tonsilas

Não é culpa das nossas amiguinhas, elas são simples gânglios linfáticos. Sabe aquela íngua que apareceu no seu pescoço quando você teve cachumba, que sua mãe falou "não corre menino, vai descer pro saco!", pois é, aquilo porcaria que inchou (espero que só na garganta) são as tonsilas.

Olha aí as danadinhas inchadas
Às vezes, os médicos tiram as amígdalas das pessoas, como medida de prevenção contra novos ataques nas danadinhas. Na bem da verdade, esse procedimento é feito, predominantemente, em pessoas que costumam ter muitos ataques de amígdalite, é uma medida de prevenção, pois deve ser extremamente chato viver com isso todo dia.
Elas não fazem tanta falta assim, depois de retiradas, mas o pós operatório é divertidíssimo, só tomando sorvete o dia todo, pra manter a garganta geladinha, e o fluxo sanguíneo baixo, evitando sangramentos & cia.
Eu mesmo já tive amigdalite uma vez, mas não tive que retirar as danadinhas. Acima de tudo, uma coisa eu posso garantir: tomar penicilina na veia não é nada divertido, principalmente se a enfermeira malvada decidir que o antibioótico deve ser na bunda.

Bem, agora veremos uma curiosidade: sabe aquelas coisinhas esquisitas e brancas que às vezes aparecem na boca? Umas "gelatinas" esquisitas, com cheiro pouco agradável e aspecto repugnante? Aquilo lá é fruto das tonsilas palatinas. Pois bem, deixe-me explicar: quando qualquer organismo estranho entra na boca, as tonsilas devem atacá-lo. Como nós comemos muitas coisas pouco limpas, as tonsilas às vezes ficam com um serviço em demasia. Aquelas bolinhas brancas são glóbulos brancos (leucócitos) somados a bactérias, todos mortos, em forma de pús e solidificados. São mecanismos de proteção, como se você pegasse todo o lixo de sua casa, colocasse em sacos e os mandasse para fora do lar.

Fica um vídeo mais explicativo. [Aviso aos mais frescos: é um tanto quanto nojento]

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

As cinco estruturas do corpo humano injustiçadas: A Úvula

Pois é pessoal, começa aqui a parte de curiosidades desse blog, pois todos tem um cantinho do tipo.  Decidi reunir cinco dos órgão do corpo humano que, de relance, me lembrei que todo mundo acaba, uma vez ou outra, tratando com injustiças. Todos os órgãos que estão no corpo humano acabam tendo alguma função, "mimimi, mas e os órgãos vestigiais, mimimi" sim, leitor, concordo que os vestigiais não tem tanto uso ATUALMENTE, mas se existem, servem para algo (tem um negócio chamado "seleção natural", se os órgãos nao tivessem função, eles nao existiriam mais).

Na edição de hoje, falarei apenas sobre a úvula, e seguirei durante 5 continuações até o final dessa "saga pelos injustiçados". Aproveitem a leitura.

Acompanhe toda a série!

- As Tonsilas Palatinas/Amígdalas;
- O Apêndice Vermiforme;
- O Baço;
- A Bexiga Urinária

A Úvula:

Eis que a úvula viu a luz do dia


É um simples musculozinho que fica lá no fundo da boca, o começo da garganta. Tem gente com diversos tipos de úvulas, algumas grandonas, outras normais, e algumas inclusive bífidas! Claro, tem gente que não tem a "campainha" da garganta.
Nós nos lembramos da úvula só depois de tomarmos um porre,quando precisamos vomitar, um reflexo chamado de "propriocepção". Mas ela tem uma função muito mais importante do que curar seu embrulho no estômago. A úvula consegue ter ação protetora contra alguma coisa que for entrar na sua boca. Imagina aí leitor, que você foi acampar, e tá dormindo numa barraca. Entrou um besouro lá, e ele tá correndo seu corpo todo, enquanto você ronca com o bocão aberto. Pois é meu amigo, se o besouro entrar na sua boca, você engasga. A úvula pode servir como uma armadilha pra coisas indesejáveis na boca, induzindo você a se levantar e tossir o maldito, ou um jeito fácil de se vomitar. Tudo bem, o exemplo do inseto não foi lá agradável, mas ninguém disse que precisava ser.
A úvula, claro, também tem função fonética, ela ajuda você a modular sua voz, ela participa na decisão do local por onde o ar sairá: pelo nariz ou pela boca, dando uma correta fonação.

Nasceu sem úvula, que peninha!
Pelo meu conhecimento, úvula bífida acontece quando a pessoa tem lábio leporino, um tipo de "fissura" na região do palato (o céu da boca). Com certeza vocês já viram essa manifestação em alguma pessoa. Pois bem, às vezes o negócio atinge até a úvula, partindo ela em duas.
Lábio leporino tem tratamento, cirurgia reparadora e acompanhamento médico tranquilo, é relativamente fácil tratar isso. Claro, se não tiver desenvolvido nenhum problema anterior.

O lábio leporino se manifesta pela genética. Se seus parentes diretos (pais, avós, irmãos, etc) tem essa condição médica, provavelmente você tem maior chance de passar pros seus filhos. Hoje em dia, exame de ultrassonografia já detecta isso desde o começo, acelerando muito o tratamento.

Criança com Lábio Leporino

Pessoas sem úvula podem viver tranquilamente, inclusive, era uma prática até certo ponto comum fazer cirurgias de retirada de úvula antigamente, pra pacientes que tinham problemas ao dormir, ou roncavam muito. É que a úvula tem o péssimo hábito de ficar se colocando na frente do ar que entra, obrigando o roncador a fazer aqueles barulhos altos, de que o leitor não deve gostar, de jeito maneira. Hoje em dia existem novas técnicas para melhorar o sono.

Úvula bífida: leve duas e não use nenhuma!

Pessoas com úvula bífida podem sim ter problemas. É que o órgãozinho injustiçado não consegue atuar no seu mais importante papel: ajudar no impedimento ao engasgo. E aí, se sua úvula é bífida, você tem uma chance maior de engasgar, ou então deixar que algum alimento alcance seus pulmões, o que de fato não é muito bom. Consultar um médico sempre é bom, em caso de dúvidas, pois não sou especialista.
Úvula bífida pode ser sintoma da Síndrome de Loeys-Dietz, bem parecida com a conhecida Síndrome de Marfan, e ambas causam problemas cardíacos.
Algumas culturas tem a tradição de retirar a úvula, um simples ritual  doidão.
Ah sim, tem gente que põe piercing nessa coisa. De fato, a mentalidade humana não tem limites. 

Úvula bífida


Dá uma olhada nos vídeos:

Pessoa com úvula bífida, mostrando-a.



Afta na úvula: escovar os dentes diariamente é mais que uma obrigação. Manter a boca limpa evita algumas doenças.




Bem leitor, as informações são todas de fontes confiáveis, nada de ficar contando mentiras.
Espero que vocês tenham gostado, e opinem sobre o que acharam, se gostaram ou não, o importante é que eu saiba.

Um abraço a todos, até mais.